Tacacá da Amazônia
Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia . É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.
Sua origem é dos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. Câmara Cascudo diz que “Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos".
Receita de Tacacá
Tacacá é uma comida regional muito diferente, preparada com o tucupí (caldo da mandioca), previamente fervido com alho e chicória), camarões secos graúdos, goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambú (planta considerada afrodisíaca).
O Tacacá é servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta-de-cheiro, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas das famosas “tacacazeiras”. É um prato originário dos índios.
Ingredientes
- 2 litros de tucupí
- 4 dentes de alho
- 1 colher (chá) de sal
- 4 pimentas de cheiro
- 2 maços de jambú
- 1/2 kg de camarão salgado (seco)
- 1/2 xícara de goma de mandioca
- Pimenta-de-cheiro
Modo de preparo
- Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal, leve ao fogo e deixe levantar fervura.
- A seguir abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
- Cozinhe o jambú em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado.
- Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xícaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acrescente aos poucos na água fervente, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.

Dicas
Sirva em uma cuia na seguinte sequência: duas colheres de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta a gosto.
Na falta de goma de mandioca pode ser usada o polvilho azedo.
O rendimento é de 6 porções.
Na falta de goma de mandioca pode ser usada o polvilho azedo.
O rendimento é de 6 porções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário